Atendente Chat
SIMULE AGORA

Blog

Confira as novidades da Colombo.

Sistema de Consórcios ultrapassa 8 milhões de participantes.

Publicado por Shaiane Giusti em 17/06/2021



Com negócios e vendas em alta, o Sistema de Consórcios superou em maio a marca de 8 milhões de consorciados em todo o país. É a primeira vez que isso acontece em quase 60 anos de história. Ou seja, nunca houve tantos brasileiros planejando suas aquisições de bens ou contratação de serviços através do consórcio.

O quantitativo de pessoas que optaram por consumir de forma planejada equivale a mais de três vezes toda a população de Belo Horizonte (MG) e quase quatro vezes a população de Manaus (AM). Se os consorciados decidissem assistir a um Fla X Flu no Maracanã, seria preciso mais de 100 estádios para abrigar todos eles.

O recorde de participantes era esperado desde dezembro de 2020, quando superou os 7,8 milhões. Depois de uma pequena queda em janeiro de 2021, na comparação com o mês anterior, o indicador acumulou quatro altas mensais seguidas até ultrapassar o patamar de 8 milhões em maio. Dessa forma, registrou crescimento de 13% ante os 7,1 milhões contabilizados no mesmo mês de 2020.

Consorciados ativos por segmento

Como o número de participantes ativos do Sistema de Consórcios foi recorde em maio, naturalmente espera-se que, analisando os segmentos, eles também tenham atingido seus maiores valores. Em quatro deles, isso realmente ocorreu. O consórcio de veículos leves, por exemplo, que reúne quase metade do total de participantes ativos, se aproximou em maio dos 4 milhões. Fechou em 3,9 milhões, elevando em 11,4% os 3,5 milhões contabilizados em maio de 2020.

Já o consórcio de veículos pesados, superou pela primeira vez o patamar de 400 mil participantes ativos. Com alta de 17,4%, chegou a 411,62 mil em maio deste ano, ante 350,65 mil em maio de 2020. No segmento de serviços, o recorde registrado foi de 197,02 mil consorciados ativos, com incremento de 317,2% ante o mesmo mês do ano anterior.

O consórcio de imóveis, por sua vez, chegou a 1,09 milhão de participantes, crescendo 15% sobre os 948,21 mil contabilizados um ano antes. É o sétimo mês consecutivo que esse contingente permanece acima de 1 milhão, desde que foi superado pela primeira vez em novembro de 2020.

No consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, o total de participantes recorde foi atingido no mês anterior, em abril, quando chegou a 127.942. Ainda assim, os 121,35 mil de maio representaram elevação de 25,6% ante os 96,36 mil contabilizados no mesmo mês do ano anterior.

A mesma coisa ocorreu com o consórcio de motocicletas. Cresceu 10,06%, indo de 2,07 milhões para 2,29 milhões, de maio de 2020 para maio de 2021. Apesar de estar em recuperação, o segmento ainda tem espaço para crescer, já que o recorde de participantes ativos foi anotado em abril de 2014, quando havia 3,05 milhões de consorciados ativos no segmento.

ABAC NOTÍCIAS

Fonte: https://blog.abac.org.br/drops-de-mercado/compra-de-veiculos-leves-consorcio-disponibiliza-quase-r-15-bilhoes


Compartilhar


Posts Relacionados

No melhor 1º semestre de sua história, o Sistema de Consórcios aumentou o volume de recursos dispo...

Com a economia atravessando momentos difíceis devido à pandemia, sabemos o quanto a educação finan...

Qual o seu maior objetivo de aquisição? Uma casa própria, um carro novo, um celular mais moderno? To...